Territórios da Memória – Episódio 2: As lutas e memórias de Perus – Para além da vala

post-thumb

O episódio 2 da websérie Territórios da Memória apresenta uma história pouco contada sobre Perus: a luta dos queixadas e uma greve que durou 7 anos! São narrativas que inspiraram e ainda inspiram diferentes gerações de ativistas no território. Mostramos também espaços de resistência, como a Quilombaque e o Centro de Defesa de Direitos Humanos Carlos Alberto Pazzini, duas referências na luta por direitos humanos em Perus. O episódio faz ainda uma breve homenagem a José Soró, coordenador da Quilombaque e grande semeador de memórias, que faleceu no último dia 30 de outubro.

TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA

Toda quarta-feira tem episódio novo, aqui no YouTube e no Facebook do Instituto. Serão quatro capítulos. Em cada um, escutaremos novos territórios, explorando as 5 macrorregiões de São Paulo: CAAF, Perus, Quilombaque, Ocupação 9 de Julho, Ponto de Economia Solidária do Butantã, Ocupação Cultural Mateus Santos, Praça João Pais Malio.

O Territórios da Memória, projeto do Instituto Vladimir Herzog lançado em maio de 2019, realizou este ano uma série de encontros presenciais que articulavam experiências artístico-culturais. Esta websérie é resultado destas experiências incríveis e pretende valorizar as narrativas, os lugares e as pessoas que resistem e mantêm vivas as memórias destes territórios periféricos e, muitas vezes, silenciados.

A websérie é uma realização do Instituto Vladimir Herzog, da agência de notícias Alma Preta e da Entremeios – Articulação e Formação, com apoio do mandato do vereador Eduardo Suplicy e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.