Territórios da Memória – Episódio 1: Perícia, Memória e Territórios

post-thumb

Está no ar o Episódio #1 da websérie Territórios da Memória! Nele, contamos a história das ossadas descobertas na Vala Clandestina de Perus e como se constituiu o Grupo de Trabalho Perus, responsável pela análise das ossadas no Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF). Além deste caso, o CAAF investiga também os Crimes de Maio de 2006.

Apresentamos como o CAAF foi criado pela luta e pelos esforços conjuntos da Unifesp, da então Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo. O episódio 1 pretende mostrar como um trabalho de perícia humanizado pode servir para a defesa dos direitos humanos e para a criação de elos entre memórias e territórios.

Toda quarta-feira tem episódio novo, aqui no YouTube e no Facebook do Instituto. Serão quatro capítulos. Em cada um, escutaremos novos territórios, explorando as 5 macrorregiões de São Paulo: CAAF, Perus, Quilombaque, Ocupação 9 de Julho, Ponto de Economia Solidária do Butantã, Ocupação Cultural Mateus Santos, Praça João Pais Malio. O Territórios da Memória, projeto do Instituto Vladimir Herzog lançado em maio de 2019, realizou este ano uma série de encontros presenciais que articulavam experiências artístico-culturais. Esta websérie é resultado destas experiências incríveis e pretende valorizar as narrativas, os lugares e as pessoas que resistem e mantêm vivas as memórias destes territórios periféricos e, muitas vezes, silenciados.

A websérie é uma realização do Instituto Vladimir Herzog, da agência de notícias Alma Preta e da Entremeios – Articulação e Formação, com apoio do mandato do vereador Eduardo Suplicy e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.